Ads 468x60px

Esporte e alimentação saudável é sinômino de saúde!


Com os altos índices de obesidade em Brasília, a busca por uma qualidade de vida melhor se tornou ainda mais importante e o esporte se mostra um grande aliado!


Enaile Nunes e Rayanne Alves

Brasília vem se tornando uma cidade onde cada vez mais se respira esporte. Parques e lugares abertos servem para a população praticar esportes, e as academias também estão sendo muito procuradas por quem quer manter o corpo em forma ou para quem deseja começar uma rotina de atividades físicas.


Um dos hábitos mais cultivados pelos brasilienses é o de caminhar no parque. Locais como o Parque da Cidade ou o Parque Ecológico de Águas Claras são abertos ao público e costumam receber visitantes com frequência. A caminhada parece ser uma atividade simples, mas que traz grandes benefícios à nossa saúde: Meia hora por dia é suficiente para melhorar o condicionamento físico de uma pessoa, e quando aliada a outro exercício, pode auxiliar na perca de peso.
Assim, a alimentação se torna uma parte mais do que importante para que a prática esportiva não se torne algo cansativo. É necessário comer bem antes de praticar qualquer atividade física, seja algo mais simples como andar de bicicleta, ou jogar futebol, que exige um pouco mais de quem pratica. Crianças e adolescentes são os que mais devem se cuidar, pois uma alimentação adequada aliada ao esporte auxilia em um crescimento mais saudável.
Numa sociedade em que o consumo de alimentos fast food vem crescendo rapidamente, o cuidado deve ser redobrado. Ainda mais com pessoas que abusam desse tipo de alimento por acharem que não engordam com facilidade, pois elas não estão isentas de adquirirem alguma doença cardiológica. É o que dizem as nutricionistas do Hospital Santa Marta de Taguatinga, Evanize Guimarães e Ellen Luiza de Castro, que também alertaram para o aumento da taxa de colesterol em crianças e adolescentes, por conta do sedentarismo e má alimentação.

 De acordo com as nutricionistas, o principal cuidado é aumentar o consumo de frutas e hortaliças e dimunuir os alimentos embutidos e enlatados, assim como a inserção de uma atividade física na rotina das crianças. “O primeiro passo começa na reeducação dos pais, pois se eles têm maus hábitos, por consequência, os filhos seguirão seus exemplos. E só depois, procurar uma nutricionista para acompanhá-los, e incluir atividades físicas no dia a dia.”
A estudante Marília Sousa do Monte (21) cursa o 6º semestre de educação física na Universidade Católica de Brasília (UCB) e já trabalhou em algumas academias. Por conta dessas experiências, Marília faz questão de reforçar a indicação das nutricionistas: “Primeiramente, o aluno deve passar por exames médicos, onde ele saberá se sofre de algum problema cardiológico ou hipertensão. Depois disso, ele deve conversar com seu professor, que irá montar uma série com exercícios que melhor se encaixam no seu diagnóstico.”
Aqui no Distrito Federal, o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Esporte fundaram os chamados Centros Olímpicos, cujo objetivo consiste em oferecer à crianças e adolescentes uma variedade de atividades sócio-recreativas e modalidades esportivas. Mas isso não se restringe apenas aos mais jovens: adultos, portadores de deficiência e idosos também podem desfrutar das atividades oferecidas.


Foto: Enaile Nunes 

Os centros olímpicos dispõem de uma estrutura com ginásio coberto, quadra de tênis, duas quadras polivalentes (coberta e descoberta), pista de atletismo, parque aquático, campo de futebol, playground, e muito mais. Infelizmente, nem todas as cidades possuem esses centros olímpicos, pois alguns estão em construção. Mas você pode encontrar esses centros nas cidades de Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, São Sebastião, dentre outras. Ceilândia e Planaltina estão entre as cidades que já tem um centro olímpico e receberão mais uma unidade em breve!
Vale lembrar que toda atividade física deve ser feita com cuidado e acompanhada por um especialista, que te indicará o melhor modo de começar. Pegar pesado nos exercícios sem nenhum tipo de auxílio traz mais malefícios ao invés de lhe ajudar. E caso resolva se exercitar, modere também na alimentação, que assim você só tem a ganhar.


Veja também:
Uma Brasília de Sobrepeso
Quer virar um corredor? Saiba por onde começar

Nenhum comentário:

Postar um comentário